Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
O Hemocentro Regional de Santa Maria registra queda de 30% de doadores
O período de férias é um momento em que sempre acende um alerta nos estoques de sangue. As doações caem por causa das férias e das viagens. Mas o que aumenta nessa época é o numero de acidentes. Em Santa Maria não é diferente: neste ano foi registrada a queda de 30% no número de doadores, com isso o estoque está bem baixo.
Para tentar reverter essa realidade que a equipe do Hemocentro Regional enfrenta todos os anos, os funcionários estão fazendo ligações frequentemente para os doadores já cadastrados e pedindo se eles tem disponibilidade de ir ao hemocentro fazer a doação.
_ Esta virada do ano foi um pouco diferente, normalmente começa a diminuir já em dezembro, mas como a gente intensificou muito as campanhas conseguimos passar o mês de janeiro mais tranquilos, no final do mês começou a cair bastante. Não teve queda pontual de um tipo de sangue e sim de todos os tipos. Com a volta às aulas a esperança é que tudo volte ao normal _ comenta Carla Coelho, diretora do Hemocentro.
Abrigo para animais de ruas são feitos através de caixinhas de leite
O local atende a 30 municípios da região, incluindo Santa Maria, e para dar conta de toda essa demanda o ideal é que mil pessoas façam a doação por mês. Agora, os trotes solidários das universidades que voltam às aulas, prometem ajudar bastante.
Além disso, a campanha Doação dos Campeões lançada em 19 de janeiro pela Associação Ah? Muleke e o time feminino de voleibol da AABB já está colaborando e muito para aumentar o número de doadores nesta época. Eles uniram forças e incentivaram não apenas jogadores, mas também artistas locais.
_ A gente já havia feito há 3 anos, então decidimos convidar equipes com a proposta de chegar até mil doadores até o dia 28 de fevereiro. Já estamos com cerca de 600 doações. A gente começou de uma maneira e sentimos que poderíamos ampliar. Tudo se soma, é uma ação simples, mas que as pessoas precisam ser motivadas e tem muita gente que ainda não doou e quer doar. Ficamos felizes com a adesão, por ser férias a doação foi bem expressiva _ comenta Ogier de Vargas Rosado, um dos responsáveis pela Associação "Ah? Muleke" e pela campanha.
A campanha convida as pessoas a postarem um foto nas redes sociais com a #doacaodoscampeoes.
Procon de Santa Maria atende em novo horário
DOAÇÃO
- Para doar sangue é necessário apresentar documento de identificação com foto para a realização de um breve cadastro, ter peso acima de 50kg e idade entre 18 e 67 anos.
- O Hemocentro de Santa Maria fica localizado na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Dores, e funciona de segunda à sexta das 8h às 14h e também no terceiro sábado de cada mês das 8h às 12h.
REQUISITOS
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
- presentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.